terça-feira, 1 de outubro de 2019

Revistas


Aqui você encontrará REVISTAS e CADERNOS referentes ao tema da conservação e restauração de bens culturais, estão organizadas em ordem alfabética por título. Indicamos utilizar o atalho CTRL+F para encontrar palavras-chaves e assim dinamizar sua pesquisa. Qualquer situação, seja contribuir, dúvidas, equívocos e dentre outras situações encontradas, não hesite em entrar em contato. Estamos a disposição. Desde já, agradecemos sua presença.

C

CADERNOS DE CIÊNCIA & CONSERVAÇÃO. " O estabelecimento de uma área que comporte projetos em Ciência e Conservação é fundamental para o acesso desse campo de conhecimento às instâncias promotoras de pesquisa no Brasil. Sua legitimidade perpassa pela formação em diversos níveis – graduação e pós-graduação –; fortalecimento das associações; divulgação dos estudos por meio de eventos e publicações , considerando a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade desse campo de estudo. A proposta dos "Cadernos de Ciência & Conservação" é divulgar seminários de pesquisa em pós graduação do grpo de pesquisa Arche. 
LINK: https://www.eba.ufmg.br/sppgrad/cadernos/ciencia-e-conservacao/

CENTRO DE PRESERVAÇÃO CULTURAL. "A Revista CPC da Universidade de São Paulo, é um periódico científico voltado para a discussão e reflexão de questões afeitas ao patrimônio cultural em seus múltiplos aspectos: preservação do patrimônio; identificação e registro de bens culturais; educação patrimonial; referências culturais e memória social; instituições museológicas; arquivos, centros de memória e informação;  coleções e acervos; conservação e restauro. Com periodicidade semestral, a revista publica artigos inéditos e originais; resenhas;  notícias e depoimentos, com submissões abertas em modo contínuo. Anualmente publica uma edição especial temática, como Dossiê. Seu acesso é gratuito e sem fins comerciais."
LINK: http://www.revistas.usp.br/cpc/about

CONSERVA. Revista “es publicada desde 1997 por el Centro Nacional de Conservación y Restauración (CNCR) del Servicio Nacional del Patrimonio Cultural, dependiente del Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio. Tiene una circulación anual y su distribución es de carácter nacional e internacional.Su objetivo es difundir estudios, trabajos y reflexiones inéditas y originales acerca del patrimonio cultural y sus procesos de investigación, conservación y restauración, que contribuyan a su valorización y gestión, así como al desarrollo de conocimiento en materias patrimoniales. Es una publicación interdisciplinar, arbitrada por pares, en idioma español y portugués.”
LINK: https://www.cncr.gob.cl/sitio/Secciones/Revista-Conserva/Acerca-de-Conserva/

CONSERVAR PATRIMÓNIO. "A revista Conservar Património é uma revista com periodicidade quadrimestral que pretende proporcionar um espaço aos conservadores-restauradores para a divulgação regular dos seus estudos e actividades. Porém, numa época em que a conservação e restauro tenta desenvolver-se através da colaboração com outras áreas, designadamente, a história da arte, a arqueologia, a museologia, a química, a física, a biologia e outras disciplinas da área das ciências naturais e sociais, a revista igualmente acolhe as contribuições com qualquer outra proveniência desde que incidam sobre a as múltiplas dimensões das obras que constituem o património cultural."
LINKS: http://revista.arp.org.pt/pt/apresenta.html e https://conservarpatrimonio.pt/issue/archive

E

ESTUDOS DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO. A revista visa difundir o trabalho científico que tem vindo a ser desenvolvido na área dos Estudos de Património e da Conservação e Restauro de bens culturais. Propõe-se ser uma plataforma para investigadores e profissionais no panorama nacional e internacional. Tanto os Estudos de Património como a Conservação e Restauro são domínios epistemológicos de implementação recente, mas em franco desenvolvimento no panorama europeu. No quadro de sociedades sujeitas a profundas mudanças, o Património Cultural representa um recurso cuja conservação e valorização se impõem, exigindo novas competências e novas abordagens interdisciplinares como resposta aos desafios da contemporaneidade."
LINK: https://revistas.rcaap.pt/ecr/about

I

INTERVENCIÓN. "Es una publicación semestral, indizada, interdisciplinaria y arbitrada de la Escuela Nacional de Restauración, Conservación y Museografía (ENCRyM-INAH). Su objetivo principal es publicar los avances originales de investigación en los campos y disciplinas afines a la conservación, restauración, museología, gestión y estudio del patrimonio cultural. Se reciben contribuciones en español e inglés y se publican hasta veinte contribuciones arbitradas por año."
LINK: https://revistaintervencion.inah.gob.mx/index.php/intervencion/about

M

MOUSEION. " A Revista MOUSEION do Museu Histórico La Salle publica ensaios, artigos, resenhas e notas de pesquisa, edita entrevistas, veicula resumos de dissertações e teses, bem como reproduz documentos e imagens relativos aos seus temas de interesse, os quais são citados a seguir: memória social; cultura; identidade; patrimônio cultural; educação patrimonial; museus; museologia; museografia; arquivos históricos; centros de documentação histórica; gestão. preservação e restauração de acervos; exposições; gestão cultural; economia da cultura; turismo cultural e outros temas afins."
LINK: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion/index

MUSEUS E ESTUDOS INTERDISCIPLINARES. "A MIDAS é uma revista dedicada aos museus enquanto campo de trabalho e reflexão interdisciplinar, com arbitragem científica, semestral e em acesso aberto. A revista é publicada em Portugal, mas assume uma abordagem internacional, privilegiando uma relação de proximidade e diálogo com os países de língua portuguesa e espanhola." 
LINK: https://journals.openedition.org/midas/

MUSEOLOGIA & INTERDISCIPLINARIDADE. "Ligada ao curso de Museologia, a Revista Museologia & Interdisciplinaridade, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, é uma publicação eletrônica de caráter exclusivo acadêmico-científico semestral, dedicada a divulgar e debater artigos, pesquisas e enfoques que enriqueçam a produção do conhecimento no amplo campo da Museologia. Voltada a dialogar com diferentes área do conhecimento que pesquisam problemas concernentes e transversais à Museologia. A revista aceita artigos, traduções, entrevistas e resenhas de livre tema, bem como artigos para dossiês temáticos, organizados por professores e pesquisadores convidados pela Comissão Editorial e/ou Editor -Chefe. Qualis Capes - 2016: B1 - Artes; B2 - História; B3 - Ciência da Informação; B4 - Antropologia; B5 Arquitetura."
LINK: http://periodicos.unb.br/index.php/museologia/about 

P

PÓS. A Revista “é publicada pela 
UFMG a partir do seu Programa de Pós-graduação em Artes (PPG-Artes). Tem como objetivo contribuir com reflexões acadêmicas em/sobre Arte a partir de trabalhos inéditos e relevantes nesta área do conhecimento. A publicação é de acesso livre e aceita artigos de autoria individual de doutorando(as) ou doutores(as). Mestrando(as) que desejem publicar devem fazê-lo em coautoria com seu/sua orientador(a). Por seu vínculo ao PPG-Artes, o escopo de atuação da Revista PÓS abrange as Linhas de Pesquisa do Programa: Artes da Cena; Artes e Experiência Interartes na Educação; Artes Plásticas, visuais e interartes; Cinema; Preservação do Patrimônio Cultural; Poéticas Tecnológicas.”
LINK: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos

R

RESTAURO. A Revista Restauro se dedica “à publicação de artigos, entrevistas, resenhas e notícias que tenham como foco as ações de preservação, conservação e restauro do patrimônio cultural, abarcando artefatos artísticos, museológicos, arquitetônicos e urbanos. Nosso intuito é construir um espaço acessível para abrigar discussões criteriosas sobre questões envolvidas na preservação, expandindo o debate para um público mais amplo, além da esfera acadêmica e profissional. Diante da ampliação das discussões sobre o conceito de bem cultural e do crescente envolvimento de diferentes atores sociais nos processos de identificação, valorização e fruição dos objetos patrimoniais, as tradicionais indagações do campo da preservação – o que preservar, por que, para quem e de que maneira? –, nos impelem a um necessário e renovado debate: contínuo, coletivo e multidisciplinar."
LINK: http://web.revistarestauro.com.br/editorial/




0 comentários:

Postar um comentário